7 livros sobre Branding para você aprender tudo o que precisa
Atualizar-se é algo fundamental para a maioria das profissões, principalmente para aquelas que lidam com criatividade e inovação a todo o tempo. Para quem trabalha com marketing e quer aprender mais sobre o Branding, por exemplo, há livros que são ótimas referências no mercado e que podem mudar todo o rumo dos estudos do empreendedor ou do estudante, servindo como um impulsionador para a carreira, que poderá atingir um novo patamar de conhecimento e sucesso.
Que tal conhecer 7 obras essenciais sobre Branding? Se você está em busca de boas estratégias de marca ou simplesmente tem interesse pela área, não deixe de ler os livros a seguir!
A Lógica do Consumo
Autor: Martin Lindstrom
Editora: Nova Fronteira
Esse livro reúne várias pesquisas na área do marketing e do consumo, a fim de mostrar como o cérebro humano responde a certos gatilhos de vendas e captação de atenção das pessoas.
Ao ler ?A Lógica do Consumo?, você vai entender mais sobre os motivos que levam certos produtos ou serviços a venderem mais do que os concorrentes. A obra é um minitratado de neuromarketing.
Brandjam ? O Design Emocional na Humanização das Marcas
Autor: Marc Gobé
Editora: Rocco
O autor descreve cases bem-sucedidos de empresas que mudaram, para melhor, a relação com sua clientela, a partir de um novo esquema de design para seus produtos. Empresas como Apple, Coca-Cola e Google, por exemplo, passaram a investir no design como um importante fator para estimular a experiência do usuário/cliente e excitar suas emoções.
Essas empresas notaram que, assim, era possível criar uma relação mais sólida e duradoura com as pessoas.
What is Branding?
Autor: Matthew Healey
Editora: RotoVision
Esse livro é um guia que explora as principais ideias sobre o branding e torna acessíveis algumas maneiras práticas de usá-lo. Os estudos de caso mostrados pelo autor incluem campanhas internacionais e explicações sobre como trabalhar com diferentes culturas, considerando as oportunidades de negócios cada vez mais globalizados.
The Brand Gap (O Abismo da Marca)
Autor: Marty Neumeier
Editora: Bookman
Esse é um livro que tenta unir estratégias de marketing à criatividade de uma equipe, a fim de chegar a uma boa solução, para alavancar as vendas no mercado ? a partir de melhor comunicação com o público-alvo do cliente.
Gestão Estratégica de Marcas
Autor: Kevin Lane Keller
Editora: Prentice Hall Brasil
Obra centrada no conceito de brand equity, enfatizando o papel da marca nas estratégias de marketing que as empresas vão adotar. O autor mostra como elaborar e praticar os programas certos para o gerenciamento de sua marca no mercado.
Music Branding ? Qual o Som da sua Marca?
Autor: Guto Guerra
Editora: Campus
Pegando carona no contexto do marketing sensorial, o autor manifesta como os sons podem influenciar a decisão de compra dos consumidores.
Dependendo do local em que o possível comprador se encontra, a música e o som ambiente podem trazer sensações importantes, que estimulam conforto e a identificação com a marca, agregando valor a ela.
O Futuro Além das Marcas ? Lovemarks
Autor: Kevin Roberts
Editora: Bookman
A obra apresenta uma perspectiva diferente, para fixar uma marca na cabeça de consumidores, com base no mistério, na sensualidade e na intimidade. O autor descreve alguns insights práticos, que impulsionam a emoção das pessoas que entram em contato com determinada marca.
E você, já leu algum desses livros? O que achou? Se você quiser aprender mais sobre a criação de uma marca, que tal conferir 5 dicas para aprender a criar uma marca poderosa e mantê-la?