As marcas são amadas por diversos motivos. De acordo com um estudo recente da APCO Insight, o apego do consumidor às marcas é medido com base em oito emoções: compreensão, acessibilidade, relevância, admiração, curiosidade, identificação, empoderamento e orgulho.
Algumas dessas emoções são bastante óbvias, como orgulho e admiração. Mas outras são menos óbvias, como compreensão e acessibilidade. Vamos entender cada uma dessas emoções e sentimentos logo a seguir:
COMPREENSÃO
A marca entende seus consumidores e oferece produtos e serviços que atendam às suas necessidades.
ACESSIBILIDADE
A marca é fácil de encontrar e de usar.
RELEVÂNCIA
A marca é importante para os consumidores e tem um significado especial para eles. Admirar uma marca é gostar de sua aparência, de seus produtos ou de seus serviços.
CURIOSIDADE
Os consumidores querem saber mais sobre a marca e seus produtos.
IDENTIFICAÇÃO
Os consumidores se sentem ligados à marca e querem ser como ela.
EMPODERAMENTO
Os consumidores querem se sentir capazes de fazer coisas com a marca.
ORGULHO
Os consumidores se sentem bem em representar a marca.
As marcas que conseguem despertar essas emoções em seus consumidores terão mais chances de serem amadas. Temos a tendência de amar marcas que nos ajudam a amar a nós mesmos.
Isso significa que as marcas que querem conquistar o coração do consumidor devem se preocupar em despertar essas emoções positivas, oferecendo conteúdos relevantes, fáceis de acessar e que inspirem sentimento de admiração, curiosidade e orgulho.
Gostou? Assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse!