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Branding nada mais é do que fazer a gestão de marca de um negócio, isto é, promover a criação e o fortalecimento da marca na cabeça dos consumidores. Pensando que o consumidor é a peça chave para que qualquer empresa tenha sucesso, podemos entender porque o branding ocupa um espaço tão importante na estratégia de uma empresa.


Mas o que o branding abrange? Essa atividade vai muito além de criar um logotipo para o seu negócio. Podemos dizer que branding é tudo aquilo que ajuda a construir a imagem que o público tem de uma empresa. Ou seja, aí está incluído, além do logotipo, toda a identidade visual, o uso de cores, o tom de voz adotado pela empresa, o que ela fala, como ela fala, se está envolvida em causas sociais, se está aberta ao diálogo com o público, como se posiciona perante questões relevantes para a sociedade e diante de reclamações. Enfim, a relevância dessa estratégia de marketing possui uma enorme dimensão e pode ajudar a alavancar seu negócio.


Criando e mantendo uma boa imagem


Assim, é preciso cuidar da reputação da marca, usando as redes sociais como um espaço para o diálogo com os clientes e para oferecer conteúdo de qualidade, que façam a diferença no dia a dia do consumidor ou em assuntos pontuais. Criar uma boa imagem leva tempo e dedicação e precisa de muita estratégia, é algo que deve ser feito de forma consistente, unindo todos esses aspectos que compõem o branding, para que sua marca se fortaleça e ganhe espaço.


Por isso o relacionamento com o cliente é tão importante. Hoje os consumidores têm um papel muito ativo na construção da reputação de uma marca, comentando nas redes sociais, compartilhando conteúdo, indicando ou não um produto, publicando reclamações. Tudo isso ajuda a construir uma imagem dos consumidores sobre a marca, cabendo ao branding utilizar estratégias específicas para que essa imagem seja positiva.


Vantagens de um branding forte


Se você ainda está se perguntando o que sua empresa ganha investindo em branding a resposta é que ele afeta diretamente nos lucros e na estabilidade do negócio. Aqui entra o óbvio: é preciso conquistar e fidelizar o público-alvo do seu negócio para que os seus produtos ou serviços tenham espaço no mercado e não se desvalorizem.


O branding é uma ferramenta poderosa para estabelecer quem é a sua marca, para que ela esteja na mente do consumidor e seja vista com bons olhos, não apenas sendo lembrada, mas também com algum diferencial que a destaca. A marca é tudo para uma empresa, por isso ela deve ser cultivada com sabedoria, de forma estratégica.


Quando você investe em branding está investindo na consolidação e no fortalecimento do seu negócio, conquistando novos consumidores e cultivando futuros consumidores, que podem não necessitar dos seus serviços no momento, mas que vão lembrar da sua marca quando precisarem. O branding traz retornos de curto prazo, mas é pelo seu alcance e poder de médio e longo prazo que ele é tão valioso.